Saturday, April 21, 2007

Comes e bebes

Pra esse post eu me preparei! Resolvi esses dias tirar fotos das coisas gostosas que ando vendo, comprando e comendo aqui. A cozinha aqui é tão boa que até os produtos do supermercado são bons de verdade!! Isso se explica, eu acho, já que aqui na França há uma cultura de comida. Ninguém simplesmente almoça ou janta... existe um verdadeiro ritual na hora da refeição:

  • Primeiro o aperitivo, que pode ser queijo, jambon, saussice, foie gras, essas coisas... ou até mesmo batatinhas e biscoitinhos. O aperitivo é acompanhado de um determinado tipo de vinho, acho que mais doce, tipo Jurançon lá em Pau, ou então o Muscat, daqui da região de Perpignan. Outro álcool, tipo cognac, também serve.
  • Depois do aperitivo a gente vai à mesa. Lá come-se a salada, acompanhada agora do vinho que segue o resto da refeição.
  • Agora sim vem o prato principal, que costuma ser uma carne ou peixe e um acompanhamento de legumes e/ou cereais; com o mesmo vinho da salada.
  • Aí vem o mais estranho pra mim: queijo. Eles comem queijo depois de jantar!! Dependendo do tipo de queijo ele pode vir puro ou acompanhado de uma fatia de baguete ou até mesmo de geléia!
  • Agora sim vem a sobremesa, que são simplesmente D-E-L-I-C-I-O-S-A-S !
  • E , pra finalizar, um café ou um chá.
Ufa! Isso tudo demora muito; não é à toa que eles fazem duas horas de almoço!

Bem, agora tirei umas fotinhas de algumas coisas legais que eu descobri por aqui.
A primeira delas é a pimenta de Espelette! Espelette é uma cidade no País Basco que é famosa pela produção de pimentas; eles colocam as pencas de pimenta pra secar na fachada das casas, então a cidade fica toda vermelhinha quando tá na época. Nem precisa dizer que esse purée de piments é super forte, mas mesmo assim tem um sabor de pimenta que eu nunca vi igual.

Esse foi muito engraçado: requeijão! Aqui tem um tipo de queijo pra cada dia do ano, de acordo com um ditado popular, mas achar queijo light é complicado. Então eu, à procura de um cottagesinho básico pro dia-a-dia, achei esse que se parecia muito (do lado de fora, pelo menos) e era light... qual não foi a minha surpresa quando eu abro o potinho e lá dentro tem o nosso famoso requeijão de copo! Claro que não tem o mesmo sabor, passa longe, o queijo que eles usam é completamente diferente, mas foi bom pra fingir que eu tô matando a saudade de casa. Com uma baguete fresquinha vai muito bem!

Esse foi uma descoberta feita hoje! Estamos celebrando em Perpignan, como eu disse antes, a Fête de la Sant Jordi, que é oficialmente dia 23 de abril. Sant Jordi é o nome catalão de São Jorge e aqui eles comemoram o dia dele tradicionalmente com rosas e livros (talvez vocês já tenham visto isso aí em BH porque a Librería comemorava esse dia também). O mais importante de tudo é que Sant Jordi é o padroeiro da Catalunya, então esse fim-de-semana todo o centro está todo em listras vermelhas e amarelas, as cores da Catalunya. Olha as fotos aqui! Esse, então, é o famoso Pain de la Sant Jordi que, além de ser incrivelmente macio e levar nozes na massa, vem com as listras catalãs: (se eu entendi bem) o vermelho é feito de (anilina e) tomate e o amarelo, de açafrão. Delicioso e regional, esse pão valeu muito a pena, ainda mais porque quando eu cheguei em casa eu fiz um molho de tomate com tomates-cereja, manjericão e parmesão que ficou delicioso! Aí ao fundo do prato reparem nas folhinhas simpáticas. Esse é o mâche, uma verdura que eu nunca vi no Brasil e que me foi apresentada pela Regs quando ela tava aqui. O mâche não tem um gosto forte, como rúcula, mas é um pouco mais marcante do que o alface. Pra fazer saladas é divino.

Last, but the least, uma especialidade nada francesa: chá. Depois da Inglaterra, com os melhores chás no mundo, não consegui me contentar com os chás franceses e quando o pessoal de Sheffield veio pra cá, encomendei um bando de Twinings pra eles! E aí estão eles: limão com gengibre, framboesa e rosas, framboesa e echinacea (uma outra flor) e finalmente uma seleção com vários sabores, entre eles canela, manga e laranja, e limão, mixirica e grapefruit. Um sonho!


Espero que vocês tenham gostado dessa pequena observação sobre a cozinha francesa e catalã!! Garanto que quanto mais coisas gostosas e novas que eu lembrar (e conseguir!) fotografar, mais novidades eu trago!

Bon apétit!

***

5 comments:

Anonymous said...

ei Bebela,
nem precisa dizer que A-m-e-i!!!!! Sempre q possivel, continue postando essas delicias, pra gente babar daqui.....e conhecer a cultura e gostosuras dai!
beijos
Fla

Anonymous said...

Nossa, amei os toques e suas descobertas!!!!!!! Saudades! Bjs

Izabela said...

Oi meninas!

Nossa, aqui tem delícias mesmo! Juro que vou tentar levar algumas quando eu voltar pra Brasil! Imagina só a mala... veio cheia de livros e vai voltar cheia de comida, haha!!

Saudades de vcs também!!

bjo,
Iza

rsm said...

Izabela,
O pão catalão é ótimo! hehehe Nunca tinha comido!
Beijos, Raul!

Izabela said...

Oi Raul!

E não é que é ótimo mesmo? E diferentemente da baguette, ele dura mais do que um dia! O único problema é que acho que esse pão só tem na Fête de la Sant Jordi! =(

Uma coisa ainda por descobrir é a crema catalana! Acredita que ainda não experimentei?

Valeu pelos comentários!!