Thursday, March 15, 2007

Voilà les Printemps!

É oficial! Ontem troquei definitivamente as pantufas pelas Havaianas! A Primavera chegou (uma semana antes) à Perpignan!

Nos últimos dias, apesar dos dias lindos, ensolarados e sem nuvens, aqui ainda ventava e fazia frio, então até aí nada de Printemps. Mas ontem, pela primeira vez em meses, ao andar da faculdade até o banco, senti suor na minha testa! Acontecimento comum no Brasil, há muito que não sentia esse pequeno incômodo, e o calor me fez tão feliz que ao sair do banco passei numa banca de flor e comprei 10 geminis. Geminis são o equivalente às nossas lindas gérberas aqui na França, já que aqui as gérberas deles são maiores do que as nossas. Então comprei lindas flores e logo depois tomei um sorvete, só pra comemorar a chagada da tão esperada Primavera.

Aqui acima do Equador com certeza nem tudo são flores, mas uma das belezas de viver aqui está na diversidade de estações do ano que existe por aqui. No Brasil, nós que temos só duas, e olhe lá, não percebemos a riqueza que é ter o dobro - quatro! - estações no ano. Cada uma guarda seus próprios segredos e rituais, antes, durante e depois. A Primavera, então, além de fazer desabrochar as flores depois de meses de árvores sem folhas, faz também todo mundo mais aberto e feliz, o que incrivelmente aconteceu comigo ontem. De uma simples aluna Mundus cheia de leituras atrasadas eu passei a uma mulher com gérberas numa mão e sorvete na outra!

E tem também os eventos relacionados a cada estação. Agora, por exemplo, em toda a França está aconteceendo o Printemps de Poètes, em que eles celebram a poesia em todas as suas formas e que tem esse ano como tema o amor. Lindo, aqui na Biblioteca de Perpignan (apesar de pequena) ganhamos poesias a semana toda. No próximo fim-de-semana, também em toda a França, será o Printemps du Cinéma, com um descontão em todas as salas de cinema pra comemorar a chegada da tão esperada estação das flores.

Espero que todo mundo se deixe envolver pela mágica da Primavera e, mesmo que no Brasil seja o Outono que comece, que vocês procurem as belezas (escondidas) do Outono brasileiro!!

****

No comments: