Saturday, March 03, 2007

Finalmente, notícias...

Eu sei, eu sei... há anos que não escrevo. O que é perfeitamente justificável, já que tudo aqui está uma bagunça (como aparentemente sempre está aqui na França, o país onde rien ne marche!).

Semana passada foi uma semana à-toa. Tivemos um feriado do nada, o feriado de inverno, sendo que as aulas tinham começado a uma semana. Coincidiu por algum motivo com o Carnaval brasileiro, apesar de que aqui não tivemos somente 5 dias de à-toísse, mas um semana inteira! E Mardi Gras que é bom mesmo, nada... Perpignan é mesmo muito mais catalã que francesa.

Então semana atrasada fiquei aqui sem fazer absolutamente nada. Tínhamos planos de viajar, dar uma volta ao redor de Perpignan, pelas cidadezinhas daqui, mas o tempo não ajudou em nada... até em Barcelona tava frio e chovendo; resultado: casa. Casa e centre-ville. Fui ao centro mil vezes, fui às lojas de telefone e internet reclamar que até hoje não tenho conexação, etc. Mas no meio das minhas peregrinações achei um mercado catalão muito legal, com direito a creme catalana e paella feita na hora! O bom da semana passada foi que comecei meu curso de francês! Bom demais! É numa ONG pra estrangeiros, então não pago nada por nada mais nada menos que 6h de aula por semana! Então agora às segundas, quartas e quintas eu vou lá pro centre-ville e tenho aulas de francês com um senhor muito simpático e colegas do mundo inteiro! E dever é o que não falta!

Tirando isso, nada demais naquela semana. Na passada, no entanto, muitas coisas aconteceram. Primeiro, foi na semana passada (essa de 26/Fev a 2/Mar) que tudo começou... o Big Bang de Perpignan deu início à minha rotina, rotina essa que eu estava desesperada por começar. Segunda tive 3 horas de aula sobre os fundamentos da crítica contemporânea. Excelente aula, excelente prof. Terça tive aula de William Burroughs, que ainda não li mas confesso que (perdoem-me amantes de Burroughs) estou com preguiça, apesar de que o prof também é bom e acho que no final a aula vai ser boa pra mudar minha perspectiva sobre as coisas. terça também comecei a Gym! Gym aqui significa ginástica aeróbica misturada com localizada, exercícios rápidos que gastam caloria e deixam os músuculos doendo no dia seguinte. Gostei bastante: são só 2 vezes por semana, terça e sexta, mas custou 6 euros pro semestre todo (se fosse mais vezes não ia dar tempo mesmo)!

Quarta não tive aula nenhuma, só o francês que eu matei porque a Inesa, Mundus da Armênia que eu conheci aqui (e gente finíssima) tava indo embora pra Portugal na quinta, então quarta a gente ficou despedindo dela e passeando por Perpignan. O tempo essa semana, aliás, tá uma delícia. Hoje a máxima foi de 20 graus! Aí quinta foi duplamente emocionante (olha o meu conceito de emoção): comecei a aula da Peste e a Literatura e tive reunião com o meu orientador de dissertação!! A aula foi um sonho e vai continuar sendo. Na verdade, não chama Peste, mas chama Hibridações; vamos estudar coisas híbridas. No caso da literatura vai ser com a Peste (cheio de mal em todos os cantos, oba!); e na segunda parte do curso, com outra prof, vai ser hibridação de arquitetura e indústria. Matéria do jeito que eu gosto, difícil, sobre um assunto novo e interessante, com profs ótimos! Depois na reunião com meu orientador fiquei feliz que ele me ajudou a organizar minhas idéias - por enquanto - loucas e sem pé nem cabeça. Saldo positivíssimo!

Aí veio o fim de semana e além das minhas tarefas domésticas usuais, tipo lavar roupa, arrumar a casa e ir ao supermercado, também será recheado de leituras. Tô muito empolgada e com muita coisa pra ler, inclusive em francês, o que quer dizer pelo menos o dobro do tempo. Hoje à noite vou pra casa da Denise com a Luana comer uma pizza que ela vai fazer e tomar um vinho. Amanhã, estudar, estudar, estudar. Mas pra relaxar, entre um livro e outro, resolvi cozinhar hoje (coisa que há muito não fazia) e preparei um chilli con carne maravilhoso só porque ontem finalmente achei chilli pra comprar! Olha aí que delícia. Agora as outras pics são de tempos atrás, das nossas reuniões e saídas... foi mal pelo atraso!

4 comments:

Anonymous said...

Oi Bebela,
.....vc sumiu mesmo, hein!!!! Mas q bom q esta tudo correndo bem por ai, ne! Tive a im pressao q vc esta gostando dai, ta super empolgada, ....isso e bom! ..... e as receitinhas....fica craque pra vc me ensinar depois, ta!
bjs
Fla

Izabela said...

Ei Flávia!

Que bom receber recadinhos no blog (e poder responder a eles, como eu acabei de aprender, hehe). Tô sim gostando mais daqui do que de Sheffield, a cidade é mais bonita (apesar de menor) e as aulas são muito muito boas!

Qto às receitas... terei surpresas quando voltar pra casa!

Beijão!

Anonymous said...

Bonjour ma belle! Tô tentando outra vez (a 2eme hoje. Só escolhi a hora errada, depois de um lanche imenso fica hard. Vc só faz comer nesse lugar. É mercado, cozinha, receitinha nova, amiga cozinhando, boulangerie, café,... pena que tenha estudo no meio p'ra estragar, né? Brincadeira, sei que vc leva o curso muito a sério. Continue, tire tudo de difícil de letra e go ahead, Mil bjs, tia Lelé.

Izabela said...

Oi tia!!
Que bom ver recadinhos seus no meu blog! =) Aqui a parte culinária é mesmo inacreditável! Todo lugar a comida é boa, e sempre tem algo diferente pra experimentar. Cada país que vou tô comprando um livro de receitas, pra quando chegar no Brasil a gente poder diversificar nossos maravilhosos almoços! Outro dia aprendi a receita do famoso croissant francês...
Os estudos aqui tão bem mais puxados que lá na Inglaterra, ainda bem!
E aí, como vão as coisas? Fala pra Vick que sonhei com ela hoje!!
Beijão!!
***