Tuesday, November 07, 2006

Mind the gap



London!!


Estou loucamente apaixonada por Londres! Achei que ia ser tudo velho, sujo e frio e não foi nada disso. Pra começar demos a maior sorte do mundo e pegamos 3 dias de sol! Isso é raro. Ficamos no Adamotel, um albergue num lugar excelente mas que não é tão bom assim... o chuveiro dentro do quarto não funcionava, o aquecedor não funcionava, eles esqueceram uma das nossas reservas... mas tá valendo, a gente nem ficava lá mesmo!!

Sexta chegamos lá às 13h mais ou menos e compramos um ticket de 3 pro metrô, que lá chama Tube. Andamos de Tube até, me senti super londrina... o albergue era só 2 estações de distância da rodoviária e depois de deixar nossas coisas lá fomos direto ver o Big Ben!! Lindo demais. É incrível quando você vê esses lugares famosos pela primeira vez... é simplesmente emocionante! Aí andamos até, vimos o Westminster Abbey mas não entrei não porque tinha que pagar. =P Depois fomos pra famosa Trafalgar Square, que é onde fica a National Gallery. É incrível mas em Londres tem vários museus que são de graça... tipo eles só existem pelo simples prazer das pessoas poderem conhecer um pouco mais da história da arte e do mundo. E foi assim com a National Gallery... vi "Os Girassóis" de Van Gogh, vi Picasso, Monet e várias outras breath-taking paintings. Meus olhos encheram de lágrimas quando eu vi "A Cadeira". Truly amazing. Depois da National Gallery (onde eu não resisti e comprei uns souvenirs tipo cartões postais de Van Gogh) fomos à Picadilly Circus, a Times Square londrina. Super legal, bem cosmopolis mesmo e tem mil coisas pra ver em volta. Em vez de ir ver as coisas em volta acabamos em um clássico pub inglês (como todos os que tem aqui em Sheffield também)... Nessa noite as meninas chegaram (elas foram mais tarde) e encontramos com elas na nossa estação lá pelas 23h. Achamos um café ótimo, gostoso, barato e que fica aberto até tarde perto do nosso albergue... e ele foi muito útil nos outros dias também!!

Aliás, nem achei Londres assim tão cara! Achei que ia ser absurdo, tipo 5 pounds por um sanduíche, mas não foi tão ruim... A China Town era bem barata (foi o único dia que comemos dentro de um restaurante uma refeição quente), mas em geral era tranquilo... a Starbucks é simplesmente o mesmo preço de todos os outros lugares, então nem é tão ruim assim.

No segundo dia acordamos, tomamos café-da-manhã (que era CornFlakes, leite, toast e manteiga) e pegamos o Tube até a Tower of London. Nossa, que lugar maravilhoso. Vi o rio Thames pela primeira vez esse dia e resolvemos acompanhá-lo: andamos ao longo do rio na volta parando nos lugares legais. A primeira parada foi o Borough Market. Eu li que o Jamie Oliver vai sempre lá e quando eu cheguei lá eu entendi porquê. Lá é um mercado só de comidas e tem coisa de tudo quanto é lugar! Inclusive da Inglaterra! Comi o melhor brownie da minha vida lá, além de ciabatta e um negócio meio francês/meio inglês de batata com queijo. Maravilhoso. Procurei o Jamie até, mas não vi ele não. =(

Depois do Borough Market andamos até e parei no Tate Modern, um museu com uma coleção maravilhosa de obras moderninstas e contemporâneas. Não sei nem que adjetivos usar pra descrever o que eu vi lá... de novo, um museu de graça com o mais novo em termos de arte... o lugar em si já é maravilhoso, as obras então, indescritível. Fiquei lá umas 2 horas e depois de tomar um café continuamos a andar. Vimos London Eye (a maior roda-gigante do mundo), outras pontes importantes e mais um monte de lugares incríveis que eu quero voltar lá pra ir. Fomos à National Gallery de novo, depois Convent Garden (onde tem a Harrods) e acabamos comendo sanduíche no Mc Donalds, haha! Eu não comi lá não, comprei outra coisa em outro lugar. Mas foi essa a primeira vez que a gente sentou durante o dia todo!! Desde 10h da manhã a gente tava andando (almoçamos andando, como dita a moda por aqui) e era exatamente 22h da noite quando sentamos de novo!! E ainda tivemos animação pra ir procurar o Jamie lá no restaurante dele!! Acabei não comendo lá porque não fiz reserva antes mas fui lá, procurei o Jamie e vi o Fifteen!! O Jamie não tava lá não, mas valeu ir lá ver o restaurante pelo menos. Quando eu voltar em Londres vou almoçar lá!!

No domingo então tava todo mundo morto e super animado pra passar o nosso último dia em Londres. A primeira parada foi o British Museum, que eu fiz em 2 horas - correndo, literalmente - mas que eu podia ter ficado lá o dia inteiro pra conseguir ver tudo. Não vi tudo, mas amei lá... vi tudo desde o Egito antigo, Grécia e Roma até Ásia e Europa Renascentista. Não deu tempo de ver África e Américas... outra coisa pra fazer quando eu voltar.

Depois almoçamos na China Town, andamos pelo Soho, fomos à Leicester Square, à Bond Old Street (rua com as lojas mais chiques, tipo Gucci, Dolce & Gabbana, etc.), vimos o Ritz, a Royal Academy of Arts (com uma exposição do Rodin) e terminamos nossa tarde em frente ao Buckinham Palace e depois andamos até o Big Ben de novo pra ver ele iluminado de noite... lindo demais.

Cheguei em casa quebrada lá pelas 1h da manhã e com uma dor absurda no joelho que continua até hoje. Consequência de 12h de andanças por dia! Lá foi maravilhoso demais, tô louca pra voltar e ficar lá mais do que 3 dias! Também tô doida pra morar lá ... tô pensando em arrumar uma desculpa pra ir pra lá, tipo um doutorado depois que eu acabar o meu Crossways... quem sabe?? Até porque não vi aquela Londres cinza que a gente sempre vê nos filmes, nos quadros e nos livros... tenho que voltar e ver como é! =)

Agora tô louca pra ver as fotos do pessoal... essa semana vamos nos encontrar pra trocar fotos num pot luck dinner! Pra ver todas as fotos de Londres - aliás, todas não, tirei mais de 300! Melhor dizendo, pra ver uma seleção de fotos de Londres, é só clicar aí no link "Minhas Fotos" que tá tudo lá!

Sobre o título do meu post - "Mind the gap"- isso foi a coisa mais engraçada de Londres! Quando você sai do trem (metrô) pra plataforma tem um espaço minúsculo entre o trem e o chão e aí tem sempre uma gravação constante de um inglês muito polido dizendo repetidamente "Mind the gap!" É engraçado demais porque fica todo mundo meio que repetindo isso o tempo todo quando sai do Tube! Aí a gente tava lá zuando o "mind the gap" quando a gente entra numa loja de souvernir e vê milhões de coisas escritas "Mind the gap"!! Hahahaha! Tinha camiseta, caneca, copo, tudo!! Não resisti e comprei um chaveiro em forma da placa "underground" escrito "Mind the gap"!! Isso é o tipo de coisa que só quem foi em Londres sabe!! Só quem foi em Londres e quem lê meu blog, né? =D

Depois conto mais novidades, apesar de que essas vão ser difíceis de bater!

Beijos londrinos,
*Londoner Cosmic Girl*

2 comments:

Anonymous said...

Very good indeed o seu blog!Um abraço, Janine

Anonymous said...

Bebela,
que bom q vc aproveitou tanto esta viagem!!!! agora estamos te esperando de volta a terrinha pra contar mais novidades!!!!
beijos
Flavia