Wednesday, October 04, 2006

Vivendo e aprendendo...

Então (como dizem os paulistas), parece que o aprendizado acadêmico que eu vou desenvolver aqui é só o começo... Nesses últimos dias percebi que tenho que aprender mil coisas novas pra realmente começar a gostar daqui.

Primeiro, tenho que me desvencilhar de tudo! Haha, básico. De tudo não, mas de tudo o que me impede de gostar daqui desesperadamente. Basicamente, tenho que parar de comparar aqui com Detroit, não só as cidades, mas a experiência em si. Lá eu tinha as meninas e elas foram mais que família pra mim. Engraçado como que enquanto eu tava lá eu não percebia o tanto que elas foram cruciais. Aqui não tem as meninas; aqui não tem amigos, nem gente que veio na mesma situação que eu; acho que aqui não tem nem brasileiros, haha! Então por isso, tenho que aprender a esquecer certas coisas e começar a ver as coisas daqui com olhos menos críticos e mais receptivos.

Além disso, estou tendo que aprender a estar sozinha. Ainda bem que eu estou percebendo essas coisas que estão me incomodando, porque senão não sei como que eu ia fazer. Tenho que me acostumar e realmente aprender a estar sozinha, pelo menos pelo tanto de tempo que precisar. E isso não é nada fácil pra mim, nunca foi. Mas acho que quando eu conseguir vai ser algo pra sempre.

E como se não bastasse, também vou ter que aprender a estudar sozinha também. Aqui tem pouquíssma aula e pouca coisa pra ler então tenho que desenvolver minhas habilidades (de postgraduate??) de correr atrás do que eu quero estudar e achar meus tópicos. Talvez seja essa a linha que divide os under dos post, né? Pelo menos na Europa, haha! Além dos tópicos e da research propriamente dita, também estou estudando francês sozinha: biblioteca - 10 livros de francês entre gramáticas, livros didáticos e workbooks - "Francês sem Esforço" que eu trouxe do Brasil! Daqui a 1 mês, se eu estiver melhor, vou ter um monte de nativos pra conversar em francês!!

Bem, acho que é isso. Sei que meus posts têm sido meio (no mínimo) estranhos esses dias, mas pouco a pouco as coisas vão melhorando... e eu vou melhorando, acho. Esse fim de semana o Dé não vai estar aqui, então a melhor parte do meu dia, que é falar com ele, vai desaparecer. Ele tá indo ficar NOVE DIAS em Ouro Branco! Mas pelo menos meu fim de semana vai ser agitado. Sexta de tarde vou patinar no gelo (oba!). De noite tem um encontro com a comunidade de brasileiros e de estudantes de português de Sheffield e depois tem um evento da cidade também, uma coisa que tem a ver com luzes, não sei bem o que é. Sábado tenho trabalho voluntário de manhã e de noite tem Intro Fiesta!! Vai ser bem legal, acho. E domingo tem almoço, haha!

Pelo jeito vocês vão ver muitos posts nos próximos dias!! Até lá!

No comments: