Monday, February 25, 2008

Tropeços e começos


Há uma semana cheguei. Hoje tive uma reunião de boas-vindas, por assim dizer, lá da Faculdade. Escolhi a matéria que vou fazer. Amanhã começam as aulas, todas as terças, de 18h às 22h. Achei um quarto pra morar num apê com mais 3. Tudo "está a andar" aqui na terrinha.

Lisboa me recebeu muito bem, apesar da chuva diluvial do início. As pessoas são educadas e simpáticas em sua maioria. Mas a língua, por vezes não a reconheço como minha. Tenho medo de me dirigir às pessoas depois que fui tolhida ao dizer "você" outro dia. Tenho que me lembrar sempre de tentar dizer "tu", mas, muito mais importante que isso, tenho que me acostumar a falar com professores e pessoas assim "hierárquicas" em terceira pessoa. Em vez de perguntar a um professor "Você pode me dizer qual livro é este?", devo dizer "O senhor professor pode me dizer qual livro é este?". Falo palavras que as pessoas daqui não conhecem. Falo palavras que eu não conheço pra conseguir me comunicar. Falamos a mesma língua? Acho que sim. Me sinto confortável? Não! Quero falar inglês.


***

PS: Tem fotos aqui!

1 comment:

Anonymous said...

Ei Bebela!!!!
Sucessos mil em mais esta ´empreitada´....
beijos
Fla