Monday, April 07, 2008

Semana Santa

Pois, eu e a Mari então resolvemos assim meio que de última hora que a gente ia viajar na Semana Santa. Na fac, a Semana Santa dura na verdade 10 dias, mas pra pessoas normais, trabalhadores e mestrandos que estão escrevendo duas dissertações, esses 10 dias saõ só uma lenda urbana, pois a Semana Santa não passa de três míseros dias, dos quais só um, a Sexta-feira Santa, é que é feriado mesmo.

Aqui em Portugal o povo é mesmo católico, igual aí no Brasil, no interiorzão. Semana Santa aqui é santa mesmo, tem aquelas coisas todas, procissão, quaresma, tudinho igual à nossa pátria mãe gentil. Por isso resolvemos ir pro norte de Portugal visitar Braga, a cidade que tem a Semana Santa mais famosa daqui. Mas como percebemos através dos guias turísticos online que tudo o que ia ter pra fazer em Braga era ver igreja e procissão, decidimos ficar lá um dia e os outros dois passamos no Porto.

Braga foi legal mesmo. Vimos umas vinte igrejas, todas muito lindas, algumas realmente maravilhosas. Tenho que confessar que já me cansei um pouco de ver igrejas aqui na Europa, porque a maioria (especialmente as góticas) são todas iguais e não muito bonitas. Mas essas de Braga me fizeram pagar língua, porque elas eram mesmo lindas. Uma em especial é a que fica em Bom Jesus do Monte, uma montanha um pouco fora da cidade bem alta com uma vista maravilhosa e uma igreja, um parque, um jardim... tudo impecável de lindo!

Além das igrejas, vimos também a procissão da Morte do Senhor, na sexta-feira, que foi muito bonita, fúnebre e triste. Eles definitivamente conseguiram o que eles queriam, que era aquele clima horrível de morte. Mas foi muito legal mesmo assim, ainda mais por perceber que a cidade inteira estava ali envolvida com aquela procissão, uma das mais democráticas que já vi na vida: crianças, velhos, adolescentes escoteiros, adultos, todos juntos, cada qual com representando um personagem da paixão de Cristo. Todos igualmente felizes de fazer parte daquele evento. Todos (inclusive a platéia) igualmente inseridos no clima fúnebre da sexta-feira da paixão, pois não havia um pio durante a procissão inteira. E olha que isso é difícil, vindo dos portugueses, viu! Eles falam mais que a gente!

Depois dessa parte de aprender sobre os costumes lá no Minho (região onde está Braga), eu e a Mari pegamos o comboio em direção ao Porto, a segunda maior cidade de Portugal. Porto está pra Lisboa mais ou menos como o Rio está pra São Paulo em alguns aspectos. Porto é menor, as pessoas são mais simpáticas, mas a cidade tem uma grande importância econômica e cultural. Em Lisboa dizem que as pessoas são mais frias (difícil de acreditar!) e a cidade é menos culturalmente agitada, o que não é verdade de jeito nenhum. Na verdade, o Porto e Lisboa competem em tudo e é por isso que podem ser comparadas ao Rio e a Sampa. Se aqui tivesse ponte aéra, ela seria definitivamente a "ponte aérea Lisboa-Porto".

Porto se parece muito mesmo é com Ouro Preto. Os morros; a arquitetura, muito mais escura, pesada e triste; o clima, frio; e o clima, cultural. Acho que Lisboa lembra mais Diamantina, com suas casas coloridas e alegres, enquanto o Porto é mais pesado, como Ouro Preto. A grande diferença são os rios que banham as duas cidades e que nós não temos em Minas. Descobri que esse negócio de ter água por perto é mesmo muito fixe (que significa "legal", em Portugal). As águas dos rios e do mar aqui estão sempre próximas e lindamente azuis. No Porto, o rio Douro é menor e mais limpo que o Tejo aqui em Lisboa, mas os dois são igualmente valiosos e desempenham um papel muito importante na vida dos portugueses. Acho que não vou saber explicar direito que papel é esse, pois eu mesma ainda não sei; mas vejo e sinto que a presença da água é importante pra eles (ainda mais no que diz respeito à ever-lasting nostalgia que circula por aqui da "grande nação" que foi Portugal nos tempos das navegações).

No Porto ainda tivemos a felicidade de re-encontrar um amigo nosso português que conhecemos em Sheffield e que por acaso estava também na cidade pras férias de Páscoa. Fomos à praia, jantamos à portuguesa e nos divertimos demais!

O tempo foi curto, mas foi com certeza quality time! Nós estamos doidas pra voltar lá no Porto e no norte de Portugal como um todo, especialmente na minha cidade portuguesa Viana do Castelo. Quem sabe se eu não acho lá algum parente perdido?? ;) Mas decidi esperar um pouco pra viajar de novo, pois percebi que tem tanta coisa pra fazer em Lisboa que tenho que empenhar meu próximo feriado aqui na tentativa de ver tudo! Tenho até uma listinha pra eu não esquecer de nada!

No próximo post vou contar como foi meu último finde só pra vocês terem uma idéia de como que esta cidade é incrível! And it only gets better and better!!

***
Sountrack: Manu Chao (can you believe it?)

No comments: